Representação cartográfica da Batalha Naval do Riachuelo. Acervo: Biblioteca Nacional (RJ). |
A Batalha Naval do Riachuelo está completando 157 anos!
No dia 11 de junho de 1865 ocorreu o confronto naval na Província de Corrientes (Argentina) no trecho em que o Rio Paraná recebe o Arroio Riachuelo. Neste local, o presidente paraguaio Solano Lopes havia preparado um ataque surpresa - fluvial e terrestre -, para destruir a frota brasileira composta por nove embarcações da Marinha Imperial. Se Lopes vencesse a batalha teria o controle naval no Rio Paraná e Paraguai e suas tropas poderiam avançar com maior liberdade para o Rio Grande do Sul e o Uruguai.
A história Rio-grandense, como hoje conhecemos, poderia ter sido muito modificada. Naquele momento inicial da Guerra do Paraguai (1864-1870) o único país preparado militarmente para o conflito era o Paraguai que iniciou o conflito usando força máxima em suas ações bélicas.
A vitória brasileira foi decisiva para barrar a expansão de Lopes rumo ao Rio da Prata e ao Rio Grande do Sul. A Guerra se estendeu por mais cinco anos, mas, foi nesta Batalha que reside o momento decisivo para o desenrolar de futuras ações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário