Porto do Rio Grande em 1908

Porto do Rio Grande em 1908

sexta-feira, 20 de maio de 2022

RIO GRANDE EM 1922 - 23

 

Alfredo Costa. Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Globo, 1922. Acervo: Biblioteca Rio-Grandense.


O grande evento econômico ocorrido na cidade em 1918 ainda catalizava as atenções: o funcionamento do Frigorífico Swift, a partir de setembro daquele ano. 

O impacto na metade sul foi grande pelo fator de decadência da pecuária e especialmente, das charqueadas, promovendo o êxodo rural de localidades da campanha gaúcha em direção a Rio Grande. Afinal, foram entre 1.500 e 2.000 empregos gerados na empresa Swift do Brasil. 

O impacto na expansão urbana foi sentido com o surgimento de uma área de ocupação junto ao Porto Novo e nas proximidades do frigorífico: a Vila dos Cedros teve início e, desde a década de 1950, foi denominada de Bairro Getúlio Vargas. O Bairro Santa Teresa também, em parte, gravitou no entorno da Swift e, complementarmente, com a Refinaria Ipiranga. 

Numa área de 27 hectares foram construídos 43.000 metros de edificações pela empresa norte-americana do Estado de Maine.   

Em 1922, o impacto do frigorífico marcava Rio Grande: até então, era a maior empresa a se instalar na cidade.

As fotografias mostram a dimensão do empreendimento e uma imagem do bonde elétrico (comboio) que lotava nas horas de troca de turno.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário