Alfredo Costa. Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Globo, 1922. Acervo: Biblioteca Rio-Grandense.
Imagens mostram espaços públicos e personagens que fizeram a história há um século.
Na parte superior 22 funcionários da Mesa de Rendas estadual que pelo quantitativo evidencia a importância econômica da cidade.
Outro segmento atuante em Rio Grande são os advogados e funcionários do Foro.
Um espaço público que recua ao século XVIII e que sofreu várias modificações foi a Rua Riachuelo. Fruto do aterramento de parte da margem da Lagoa dos Patos surgiu na década de 1820 e se constituiu de um cais de paliçadas e trapiches (o Cais da Boa Vista). Na década de 1870 ocorreu a construção de um cais de concreto que avançou sobre a Lagoa e alargou a Rua da Boa Vista que passou a se chamar Rua Riachuelo em 1865. A Companhia Francesa na década de 1910 realizou obras para um novo alargamento que deu origem a um cais junto aos armazéns do Porto Velho (construídos na década de 1920). Na fotografia se observa o trecho atrás do Mercado Público em direção a Estação Marítima (ao fundo).
Outra imagem é da Praça General Telles (Xavier Ferreira) na esquina das Ruas General Netto e Marechal Floriano (à direita). Os trilhos marcam a parte central da rua num período em que a circulação de automóveis ainda é bastante rarefeita. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário