Alfredo Costa. Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Globo, 1922. Acervo: Biblioteca Rio-Grandense. |
A Santa Casa de Misericórdia do Rio Grande é um dos destaques desta página com uma fotografia da fachada no tempo em que ainda estavam edificadas as duas torres. O corpo médico da instituição hospitalar posou para o fotógrafo e, ao lado direito, está a Diretoria da Santa Casa cujo presidente era Alcides Barcellos.
O Serviço de Saúde do Porto tinha por inspetor o médico Leonel Gomes Velho que era responsável pela fiscalização das embarcações que poderiam trazer doenças para a cidade. Um caso recente havia sido a epidemia de gripe espanhola que chegou num navio vindo do Porto do Rio de Janeiro em outubro de 1918 e se espalhou pelo Rio Grande do Sul.
Consta uma fotografia de Alcides Lima, um renomado advogado que atuou por longos anos em Rio Grande. Uma curiosidade é que em 1882, ele publicou o livro "História Popular do Rio Grande do Sul" e no mesmo ano, Assis Brasil publicou "História da República Rio-Grandense". Lima escreveu os antecedentes da formação histórica Rio-grandense e a Revolução Farroupilha foi desenvolvida por Assis Brasil. Ambos eram defensores do republicanismo e ajudam a construir a interpretação da Revolução Farroupilha fundada no espírito republicano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário