Lua cheia em Rio Grande, 16-05-2022. Fotografia: Luiz Henrique Torres. |
Poderá ser um período difícil com muitos danos e transtornos. No mínimo, poderemos ter uma longa falta de energia elétrica. Em outros cenários poderemos ter muitas árvores derrubadas, telhados danificados e muitos objetos dos espaços públicos sendo arremessados pelos ventos que podem chegar a rajadas persistentes de 100 ou até 120km por hora.
É um fenômeno excepcional constituído de no mínimo um ciclone subtropical "de rara intensidade e trajetória" com "vento extremamente forte e com alto risco de danos e comprometimento de serviços públicos", conforme afirmou a Metsul Meteorologia (https://metsul.com/violento-ciclone-pode-trazer-vento-com-forca-de-furacao/).
Hoje, estamos recebendo o impacto da entrada de uma forte massa de ar frio. Amanhã será a soma do frio com vento intenso que lançara para muito baixo a sensação térmica.
A previsão de um ciclone com 980 hpa de pressão atmosférica nos remete ao furacão Catarina no ano de 2004. Como demorei algumas horas para fechar esta postagem, o cenário mudou: para pior.
O ciclone começa a ser classificado como Tropical ou como forte tempestade tropical (https://metsul.com/experts-internacionais-projetam-forte-tempestade-tropical-na-costa/). Isto é muito raro. Se formar tão próximo a costa traz elementos de ineditismo nos registros e de um impacto diferenciado do Catarina no litoral norte. Este ciclone cruzara de norte a sul do litoral gaúcho e adentrará a planície costeira de Santa Catarina.
Tempestade tropical se caracteriza por ventos sustentados entre 60km/h a 120km/h e furacão acima de 120km/h. As rajadas poderão ser de furacão.
A Lua cheia surgiu esta noite envolta em nuvens com rajadas adocicadas de vento de até 55 km/h e 7 graus de sensação térmica. É o prenúncio do ar em movimento de amanhã.
Seguimos acompanhando...
Nenhum comentário:
Postar um comentário