Porto do Rio Grande em 1908

Porto do Rio Grande em 1908

segunda-feira, 16 de maio de 2022

EQUILÍBRIO GLOBAL

 

Navio envolto pela ressaca na Praia do Cassino em 15-05-2022. Fotografia: Luiz Henrique Torres 

A Índia e Bangladesh estão ardendo num calor brutal de até 50 graus Celsius. No mês de março as temperaturas máximas na Índia foram as mais altas já registradas em quase 125 anos. 

O ar frio na Mar de Weddel deixou a temperatura na península Antártica muito abaixo do normal para  o mês de maio. É desta área da Antártida que que as ondas de ar polar se deslocam para latitudes ao norte e chegam, por exemplo, ao Rio Grande do Sul. Coincidência que estamos recebendo um grande pulso de ar gelado já em maio?

Segundo o último boletim sobre o clima divulgado pela Organização Meteorológica Mundial das Nações Unidas, a chance da temperatura do planeta ultrapassar 1,5°C entre 2022-2026 subiu para 50%. 

O litoral do Rio Grande do Sul estará recebendo entre amanhã e quarta-feira um ciclone tropical que produzirá uma tempestade tropical com momentos de transição para furacão. 

São referenciais diferenciados de expressões climáticas ocorridas no planeta Terra e que chamam a atenção frente a uma leitura histórica dos fenômenos: se não ocorriam, porque passaram a ocorrer com frequência? Industrialização, poluição, alterações de ecossistemas poderiam estar impactando nos ritmos naturais que regem o equilíbrio climático global?      

Nenhum comentário:

Postar um comentário