Porto do Rio Grande em 1908

Porto do Rio Grande em 1908

sábado, 23 de abril de 2022

O RS NO CENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA

Acervo: Biblioteca Rio-Grandense. 

 

O ano de 1922 assinala o Centenário da Independência do Brasil! 

O lançamento da obra O Rio Grande do Sul - completo estudo sobre o Estado foi lançado por Alfredo R. da Costa no ano de 1922 dentro do contexto de ressaltar os avanços realizados no RS até o ano do centenário brasileiro. 

É uma obra opulenta com 1.036 páginas divididas em dois volumes no formato 27 cm por 37 cm e capa em madeira.   

Se buscou traçar um perfil das atividades realizadas nos principais municípios do Rio Grande do Sul se constituindo numa obra histórica, descritiva e ilustrada. 

As orientações do Partido Republicano Rio-Grandense estão reproduzidas por Alfredo Costa, em linhas gerais, nas abordagens do livro. Como em qualquer obra historiográfica é preciso um olhar analítico e crítico frente as representações ideológicas construídas. Uma reflexão sobre os lugares políticos pré-determinados que o autor tenta nos levar... Mas, tenham a certeza, que isto não é uma característica de autores do passado, pois, contemporaneamente, devemos estar sempre numa posição crítica frente aos lugares interpretativos que tentam nos conduzir... Não é mesmo?

As fotografias são um dos pontos altos da obra. Afinal, foram reproduzidas mais de duas mil imagens de um passado que se fazia história há cem anos! 

Documento fotográfico magnífico num livro que buscava mostrar o desenvolvimento do Estado mais meridional do Brasil nos anos do festejo do primeiro centenário da Independência.  


Acervo: Biblioteca Rio-Grandense. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário