Porto do Rio Grande em 1908

Porto do Rio Grande em 1908

quarta-feira, 20 de abril de 2022

O CARTÃO COMO FONTE HISTÓRICA

Acervo: Biblioteca Rio-Grandense. 

Observar um cartão-postal, para além do espontâneo deleite das imagens, permite viajar, mesmo que superficialmente, nos processos históricos. 

Um cenário, quando fotografado ou reproduzido pictoricamente, parece consistir numa imagem congelada do tempo que vai se perpetuar eternamente. Entretanto, o fato é que a dinâmica social, cultural, econômica e política modifica os espaços e as conjunturas transformam as modalidades da ocupação humana. A historicidade age sobre os espaços e os transmuta. O espaço, com suas dinâmicas naturais, podem modificar as ocupações humanas exigindo abandonos ou resiliências. A dialética é que define o fazer história! 

Este cartão-postal apresenta o carimbo do correio em Rio Grande com  a data de 14 de julho de 1930. Está, no verso,  um selo postal alemão e o carimbo registrou o nome Rewahl. Portanto, o selo enviado deste balneário para a cidade do Rio Grande.  

Este espaço de sociabilidade vivia um outro momento que se modificou rapidamente pouco mais de uma década depois.  

Rewahl atual Rewal é uma vila sede de uma comunidade rural no noroeste da Polônia. Está localizada na costa do Mar Báltico perto da cidade de Trzebiatów. É uma cidade termal da Pomerânia Ocidental que tinha a fama de possuir águas iodadas e não poluídas. 

No tempo deste cartão, 1930, era um balneário povoado por famílias alemãs e que recebia uma afluxo de turistas no veraneio. Com o final da Segunda Guerra Mundial, a União Soviética conquista o espaço e transfere o controle para a administração polonesa. Os alemães foram expulsos da região e suas casas ocupadas.  

A dinâmica da história falou com ênfase em Rewal! 

Uma certeza persiste: um cartão-postal pode ser motivador para a busca das historicidades retidas no congelamento de uma imagem e possibilitam, cruzando com outras fontes, diversificadas interpretações dos processos históricos.  

Verso do cartão-postal com selo alemão emitido em setembro de 1928 com a efígie de Paul von Hindenburg. Acervo: Biblioteca Rio-Grandense. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário