Porto do Rio Grande em 1908

Porto do Rio Grande em 1908

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2022

ILUMINAÇÃO PÚBLICA

 

Gasômetro Municipal do Rio Grande em 1913. Livro Impressões do Brasil no século XX

A iluminação pública foi um dos maiores desafios enfrentados pela Câmara Municipal do Rio Grande. O Relatório à Assembléia Legislativa Provincial datado de 5 de fevereiro de 1879 explicita estas dificuldades: 

"Em diversos relatórios desta Câmara tem ela reclamado o aumento de lampiões necessários às ruas que foram abertas ao trânsito público, outras aumentadas pelas novas edificações, e algumas finalmente que por escusas facilitam, com a falta de luz, a perpetração de furtos que se tem dado em casas e quintais. 

Pelo antigo contrato de iluminação tinha esta cidade 350 lampiões, e posteriormente, pela lei n. 988 de 27 de abril de 1875, foi-lhe concedido mais 20, prefasendo um total de 370 que, bem a seu pesar, viu esta Câmara terem ficado reduzidos à 330 no contrato celebrado com Carlos Thomas Pinto. 

Não pode, pois, esta Câmara, deixar de insistir pelo pedido de aumento do número de lampiões marcados para esta cidade, os quais elevados a 400 que vos foi pedido em seu último relatório, ainda assim, não ficará ela de todo bem iluminada, mas, ao menos, remediará os males apontados nos lugares reclamados." 

Nesta época, a iluminação dos lampiões deveria ser, pelo menos em parte, feita à gás que começou a ser instalado na cidade em 1871. Ruas que a rede de gás ainda não havia chegado deveriam recorrer a azeite ou hidrogênio líquido.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário