Porto do Rio Grande em 1908

Porto do Rio Grande em 1908

segunda-feira, 17 de janeiro de 2022

ESPORTES EM 1913

Fotografia do Hipódromo em Rio Grande década de 1940. Acervo: https://www.bvcolecionismo.lel.br/

Qual era o esporte preferido dos brasileiros no ano de 1913? O cenário mudou radicalmente e o número 1 hoje beira a extinção. O número 2 lidera com ampla facilidade. 

No livro Impressões do Brasil no Século XX de Reginald Lloyd (Londres, 1913), podemos conhecer um pouco deste assunto: 

 "O povo diverte-se muito com o esporte, em cuja lista figura em primeiro lugar o prado de corridas, que todos os domingos se enche de uma multidão alegre que conhece a força dos parelheiros inscritos e faz, por intermédio da casa da poule, grandes apostas.

O futebol e rowing ocupam o segundo lugar na predileção dos esportistas. O críquete, o croquet, o lawn-tennis são diversões em que eles não entram tão convictamente como aquelas.

O prado de corridas tem um atrativo especial, que é o jogo. O povo brasileiro gosta, indubitavelmente, de jogar. Não vai às corridas porque se interesse pelo aperfeiçoamento da raça cavalar, mas para comprar poules, em 1º e em 2º lugar, poules duplas, combinações pari-a-la-côte, e o bolo, uma criação recente dos book-makers que aceitam de cada apostador, por um preço determinado, palpites para todos os primeiros e segundos lugares. No fim da corrida, aquele dos jogadores cujos palpites concordarem, em maior número, com as vitórias alcançadas, junta o bolo, isto é, recebe todo o dinheiro que ele e outros apostadores entregaram ao book-maker, para aquele fim. Apenas o intermediário desse jogo fica, para pagar o seu trabalho e a sua iniciativa, com 20% da renda geral...".

Nenhum comentário:

Postar um comentário