Acervo: Luiz Henrique Torres. |
Este é um selo comemorativo dos 150 anos da Batalha de New Orleans ocorrida em 8 de janeiro de 1815. A batalha assinala uma vitória americana que encerrou a Guerra de 1812.
A Guerra de 1812 ou Guerra Anglo-Americana envolveu os Estados Unidos em confronto contra o Reino Unido e suas colônias (Canadá - Quebec e Ontário), Nova Escócia, Bermuda e a Ilha da Terra Nova.
A Guerra de Independência Americana (1775-1783) garantiu a ruptura política com a Inglaterra mas não superou a dependência econômica. A Inglaterra permaneceu pressionando belicamente um país que buscava se estruturar como nação com passos lentos e vacilantes.
A Guerra de 1812, apesar das inúmeras derrotas e dificuldades logísticas, foi o momento de afirmação do nacionalismo norte-americano. O final do conflito terminou num "empate técnico" sem ocorrer a recolonização pela Inglaterra.
A Independência foi mantida a altos custos e isto acabou deixando um legado quando da Independência do Brasil em 1822: era preciso se organizar belicamente, afinal, Portugal não aceitaria a independência e tentaria derrubar o novo governo constituído por D. Pedro I. Isto de fato ocorreu e os conflitos contra Portugal só foram encerrados em 1825.
Em tempo: o primeiro país a reconhecer a Independência do Brasil foi os Estados Unidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário