Porto do Rio Grande em 1908

Porto do Rio Grande em 1908

sábado, 27 de novembro de 2021

CARL SAGAN

 

Carl Sagan. Fotografia retirada do endereço: https://www.misteriosdouniverso.net/2015/05/as-definicoes-da-vida-por-carl-sagan.html

"Nosso adorável planeta azul, a Terra, é o único lar que conhecemos. Vênus é muito quente; Marte, muito frio. A Terra é a medida certa, o paraíso para os seres humanos. Além do mais, evoluímos aqui. Mas o nosso clima pode ser instável (...) Em nossa ignorância, continuamos a empurrar e puxar, poluir a atmosfera e a poluir a terra, esquecendo o fato de que as consequências a longo prazo são amplamente desconhecidas. Há alguns milhões de anos, quando os seres humanos evoluíram na Terra, esta já era um mundo de meia-idade, com 4,6 bilhões de anos de catástrofes e impetuosidades da juventude. Mas nós, humanos, representamos agora um novo e talvez decisivo fator. Nossa inteligência e tecnologia deram-nos poder de afetar o clima. Como usaremos este poder? Desejaremos tolerar a ignorância e a complacência afetando toda a família humana? Valorizaremos vantagens a curto prazo em vez do bem-estar da Terra? Ou pensaremos em longa escala, considerando filhos e netos, entendendo e protegendo os complexos sistemas de sustentação de vida do nosso planeta? A Terra é um mundo pequeno e frágil. Necessita ser tratada com carinho". 


Estas sábias palavras de Carl Sagan foram publicadas no livro Cosmos em 1980. 

O biólogo ressaltou que os estudos do clima estavam engatinhando e que imperava a má vontade para realizar maiores avanços nas pesquisas. Na época ele não tinha a informação mas a sua sensibilidade de cientista buscava dimensionar que a ação humana traria o desequilíbrio climático. 

Hoje se tem a informação de que na metade dos anos 1970 se chegou ao limite da suportabilidade das emissões de CO2 na atmosfera. E as emissões continuaram aumentando e quebrando recordes em direção ao presente. 

41 anos depois da publicação de Sagan, as pesquisas sobre o clima avançaram muito e permitiram constatar que a temperatura do planeta está aumentando num crescente. A meteorologia tem registrado fenômenos extremos num ritmo que se intensifica.

O tempo evidenciou que as palavras não eram preocupações desfocadas e passageiras. Hoje são reflexões ainda mais indispensáveis para pensar o breve amanhã.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário