Porto do Rio Grande em 1908

Porto do Rio Grande em 1908

sábado, 7 de agosto de 2021

VIAGEM AO FUNDO DO MAR (1961)

Viagem ao Fundo do Mar (1961). Acervo: 20th Century Fox.

 

Assisti na "Sessão da Tarde" nos anos 1970 o filme Viagem ao Fundo do Mar que foi piloto da série com o mesmo nome que teve início em 1964 e encerrou em 1968. A direção é de Irwin Allen. 

O filme se enquadrou no clima dos anos 1960 com a ficção científica buscando mostrar os avanços científicos e tecnológicos, a existência do poder nuclear (submarino), a situação dramática do contexto de uma hecatombe mundial provocado pelo derretimento dos polos devido ao aumento brutal da temperatura na atmosfera (decorrência do Cinturão de Van Halen). 

Viagem ao Fundo do Mar. Cinturão de Van Halen em chamas. Acervo: 20th Century Fox.

Interessante, que em 1961 se fazia referência a um fenômeno que provocou a visão de um "céu em chamas" e um aquecimento brutal que levaria a extinção das sociedades humanas. Era um fenômeno global e não localizado e que já estava provocando o rápido derretimento do Ártico e temperaturas muito elevadas nos países. 

Sessenta anos depois este roteiro eletrizante de ficção possibilita algumas reflexões: o derretimento do Ártico é uma realidade assim como o aquecimento da temperatura na superfície do Planeta. Os fatores são outros, mas os resultados poderão ser devastadores mesmo que não em nível de extinção abrupta ou total. As alterações nos ecossistemas, redução da biodiversidade, o aumento no fluxo de deslocamento de micro-organismos patogênicos e inúmeras outras modificações, elevação do nível dos mares, eventos climáticos extremos, levarão a radicais mudanças na vida humana como hoje conhecemos. 

Viagem ao Fundo do Mar. Derretimento das geleiras no Ártico. Acervo: 20th Century Fox.

A vida imita a arte ou a arte imita a vida? As duas se entrelaçam de maneira complexa, mas, que permite a compreensão de códigos sobre os eventos passados e futuros?

Viagem ao Fundo do Mar. Blocos de gelo atingindo o submarino Civil.
Na superfície a temperatura está muito alta e provoca o desprendimento dos blocos. 
 Acervo: 20th Century Fox.

Viagem ao Fundo do Mar propicia mais um olhar crítico sobre uma mudança muito rápida: a completa ficção dos anos 1960 está se convertendo em possibilidades reais - não lineares e nem é uma cópia dos excessos do filme-, mas em variáveis com padrões de coerência e persistência de mudanças climáticas. No filme, um míssil nuclear resolveu rapidamente a crise ambiental. Da expectativa do caos total para o rápido alívio... 

No planeta real e não em Hollywood a situação é muito mais complexa e o filme propicia mais uma reflexão: será que a realidade começa a suplantar a ficção?     

Viagem ao Fundo do Mar. O céu em chamas na chegada do Civil a ONU em New York.
Acervo: 20th Century Fox.

Nenhum comentário:

Postar um comentário