Inauguração do monumento-túmulo a Edgar Allan Poe em Westminster/Baltimore em 17-11-1875. Acervo: Centro de História e Cultura de Maryland. |
"Havia à nossa volta, junto de nós, coisas que não posso definir distintamente, coisas materiais e coisas espirituais — um peso na atmosfera, uma sensação de abafamento, uma angústia e, acima de tudo, esse terrível modo de existência que ataca as pessoas nervosas quando os sentidos estão cruelmente vivos e despertos e as faculdades do espírito entorpecidas e apáticas. Esmagava-nos um peso mortal".
Este trecho do conto "Sombra" de Edgar Allan Poe foi publicado em 1835 e evidencia o estilo narrativo lúgubre do escritor nascido em Boston. O tema é a reunião de um grupo de amigos num velório. O medo permeia os diálogos e o terror se abate no grupo quando uma sombra (a morte) se aproxima e sua voz lembra as vozes de familiares e amigos já mortos.
Este é um dos estilos - o macabro-, do escritor que trouxe uma tradução visceral e psicológica para o gótico, mas que também enveredou pelo romance policial e pela ficção científica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário