https://metsul.com/onda-de-frio-pode-ser-uma-das-mais-intensas-neste-seculo-no-brasil/ Acesso: 23-07-2021. |
No dia 23 de maio publiquei aqui no blog a matéria “O Inverno de 2021 e o Corona”. Com base na leitura da Metsul eu reproduzia informações sobre um tema que me atrai: os comparativos históricos de fenômenos climáticos do passado e projeções (hipotéticas) para o futuro breve. A Metsul destacava o frio prematuro que estava ocorrendo no mês de maio na Austrália. A memória histórica remete a 1955, quando o frio extremo chegou cedo a Austrália e o Rio Grande do Sul assinalou a temperatura mais baixa de seus registros históricos. Eu argumentava que já tínhamos o corona vírus para administrar e um inverno rigoroso seria muito indesejável.
Informes do site da Metsul postados no dia 23 de julho (dois meses depois) intensificaram o alerta “Onda de Frio pode ser uma das mais intensas neste século no Brasil”. Para a próxima semana vai ingressar no Brasil uma intensa massa de ar polar que propiciará eventos de frio extremo. Essa terceira massa de ar polar será mais intensa que os dois episódios que presenciamos desde junho. A massa entrará entre a próxima terça ou quarta-feira
Num momento simultâneo em que o Hemisfério Norte, com um recorte na Califórnia (em que muitas florestas estão em chamas pelo calor brutal), estamos presenciando no Sul do Hemisfério Sul um cenário típico de uma “Era dos Extremos Climáticos”. Derreter na Califórnia ou congelar no Rio Grande do Sul?
Nos próximos dias um dos principais assuntos será esta brutal onda de frio que adentrará as fronteiras do pampa gaúcho e possivelmente se estenderá até o Centro-Oeste brasileiro.
Qual a hipótese para tanto frio? Na próxima postagem abordaremos este tema.
Nenhum comentário:
Postar um comentário