Catálogo Paulo Ayres. Carimbo de 1866. Acervo: Luiz Henrique Torres.
1866 assinala o segundo ano da Guerra do Paraguai!
A tensão está voltada para os campos de combate onde brasileiros, argentinos, uruguaios (Tríplice Aliança) e os paraguaios estão se enfrentando: a Primeira Batalha de Tuiuti.
O cenário foi os pântanos no sudoeste do Paraguai e o dia foi 24 de maio. Consistiu na maior e mais sangrenta batalha campal da América do Sul. Dos 55 mil combatentes foram mortos ou ficaram feridos mais de 16 mil. A expressiva vitória da Tríplice Aliança debilitou o Exército Paraguaio que teve 13 mil baixas. Rio Grande acompanhava atentamente os acontecimentos da Guerra pois sua fronteira com o Uruguai preocupava pela possibilidade de uma derrota dos Aliados levar a uma invasão de caudilhos.
Neste ano de 1866 circulou em Rio Grande o belo carimbo dos Correios que trazia impresso "Província de S. Pedro - Rio Grande". No mesmo ano foi emitido a primeira séria de selos com a efígie do Imperador D. Pedro II. O contexto da Guerra foi um referencial para não retardar a circulação da imagem do Imperador como um exemplo de unidade e nacionalidade.
Um dos selos que pode ter circulado com o carimbo é o de 100 réis.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário