Porto do Rio Grande em 1908

Porto do Rio Grande em 1908

sexta-feira, 14 de maio de 2021

QUÍMICA

https://www.blogdovestibular.com/wp-content/uploads/2018/04/OLEUROPE%C3%8DNA-CESMAC-2016.png

 

No mês de maio de 1980 eu estava sentado no anfiteatro da sala de aula do cursinho pré-vestibular Riachuelo em Santa Maria. A professora de Química preenchia com frenesi o extenso quadro com enunciados de química orgânica.  

O meu pensamento foi vagando até pousar nas cercanias dos prédios e pátios da área central da cidade. Se passaram 41 anos e ainda recordo o cenário extra-classe que observei ao longo de tantas aulas. 

Para fugir da Química e do vestibular do final do ano vaguei até este local abandonado e completei a paisagem com ruínas e outros prédios antigos para compor um cenário gótico. 

Num transe que me levasse para longe das disciplinas científicas peguei a caneta e escrevi esta passagem que reproduzo a seguir.   


RECANTO

Pátio vazio e quase sombrio,

vento movendo árvores cansadas

já retorcidas pelo vento, pelo tempo e pelo raios,

cansadas de tudo, enfim... 


É aqui que mora a paz

é aqui que o silêncio se faz. 

Céu azul e vento frio

e lá no alto uma torre se eleva,

é mais uma história que fica...

por detrás deste muro se escuta:

a paz do silêncio mortal. 


Eu conheço um lugar onde reina a paz,

eu conheço um lugar onde o silêncio se faz. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário