Porto do Rio Grande em 1908

Porto do Rio Grande em 1908

quinta-feira, 13 de maio de 2021

AQUEDUTO DA CARIOCA

Acervo: Walter Albrecht. 

Acervo: Walter Albrecht. 

 

Esta é uma das minhas vistas preferidas do Rio de Janeiro. O epicentro são os Arcos da Lapa, no atual bairro da Lapa, a maior obra arquitetônica brasileira do período colonial. 

A primeira funcionalidade dos Arcos da Lapa foi o de ser o Aqueduto da Carioca, uma obra que ligou os morros do Santo Antonio com o morro de Santa Tereza na década de 1720. Sua fisionomia atual é fruto da obra determinada pelo Governador Gomes Freire de Andrade em 1744.  A inauguração foi em 1750 e foi fundamental para aliviar os problemas crônicos de fornecimento de água no Rio de Janeiro. A construção foi em pedra argamassada, em estilo românico e com 42 arcos.  

A partir de 1896 o aqueduto passou a ser utilizado pelos bondes da Companhia Carris Urbanos ligando o centro com o bairro de Santa Teresa.  

No cartão-postal ainda se usa o termo tradicional Aqueduto da Carioca. Este cartão colorizado foi editado por Botelho & Cia e com data manuscrita de 16 de junho de 1919. O primeiro carimbo do Rio de Janeiro é de 17 de junho e o carimbo de recepção em Rio Grande é de 24 de junho. Viajou de navio entre a capital da República e o Porto do Rio Grande para ser entregue na Praça da Conceição (Praça Sete de Setembro), em prédio ainda existente ao lado da Igreja da Conceição, para D. Branca Werneck.  

Carimbo da cidade do Rio Grande 24 de junho de 1919. 


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