Porto do Rio Grande em 1908

Porto do Rio Grande em 1908

terça-feira, 18 de maio de 2021

80 ANOS DA GRANDE ENCHENTE II

Os efeitos da grande enchente de 1941 estavam em seu piores momentos há 80 anos. 

Benjamin Constant em direção a Marechal Floriano. Fotografias do Relatório Municipal da Grande Enchente de 1941. 


Os bondes ficaram paralisados nas linhas Matadouro e Porto (Macega) sendo modificado o itinerário do Circular em vista das águas que atingiram as ruas Riachuelo e Barroso. Conforme o jornal O Tempo do dia 13 de maio de 1941, “no Bosque Silveira as águas avançaram cerca de 550 metros além do mar. Em virtude da inundação de diversas 
guaritas de cabos subterrâneos, o serviço telefônico local foi prejudicado elevando-se a 252 o número de aparelhos sem ligação. Ontem pela manhã dois menores brincavam dentro de um caixote de madeira nas águas existentes a rua Francisco Campelo esquina General 
Neto. Em dado momento a correnteza das águas carregou o barco improvisado para o lado do mar, com grande risco de vida para os dois imprudentes menores. O sr. Julio Rodrigues, capataz geral da L. P. que se encontrava nas proximidades, com uma corda conseguiu laçar o caixote e trazer para terra firme as duas crianças que foram entregues às respectivas famílias”. 

Rua Coronel Sampaio que foi alagada em toda a sua extensão. 



Conforme a Revista do Globo (31-05-1941), na rua 
Riachuelo as águas subiram a mais de meio metro de altura, invadindo residências e estabelecimentos comerciais. Os armazéns do Porto Velho, repletos de mercadorias, não foram alagados, faltando poucos centímetros para a invasão das águas. “Na rua Riachuelo, como nas principais ruas de Porto Alegre, também navegaram as canoas por trechos nunca dantes navegados, oferecendo espetáculos curiosos à 
população”.

A Revista do Globo também destacou com fotografias a rua Coronel Sampaio e General Osório que ficaram inundadas em toda a sua extensão. Os trilhos da Viação Férrea foram arrastados pelas águas numa extensão de 300 metros entre o Povo Novo e o Capão Seco, impedindo a chegada dos trens. Cenas típicas da cidade de Veneza, o vai e vem das canoas junto das edificações, passam a 
fazer parte do cotidiano da cidade naqueles dias.

Prédio da Câmara do Comércio na rua Riachuelo.



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