Informe sobre Cegos. São Paulo: Figura Edições e Produções, 21,5 x 29,7cm, p&b, capa dura, p.64, 2020. Roteiro: Ernesto Sabato; Arte: Alberto Breccia.
Resenha da Editora:
"Fernando Vidal Olmos está convicto: os cegos formam uma seita secreta que, desde os vastos subterrâneos de Buenos Aires, conspira para conquistar o mundo. A missão de Olmos é escrever o informe que nos revelará essa trama maligna, ainda que isso lhe custe a vida. Informe sobre Cegos marca o encontro de dois grandes criadores da cultura latino-americana: Alberto Breccia, autor fundamental da história dos quadrinhos, e Ernesto Sabato, um dos maiores escritores da mundialmente aclamada literatura argentina. Nesta adaptação de um fragmento da obra de Sabato, Sobre heróis e tumbas, Breccia nos apresenta um de seus trabalhos mais inovadores, em que usa colagens, pinturas e um intrincado jogo de composições expressionistas para narrar a jornada obsessiva de um homem descendo rumo ao seu inferno particular".
Lançado em 1993, este é o último trabalho de Breccia e um dos mais arrojados: adaptar para a linguagem dos quadrinhos o complexo escritor Ernesto Sabato, com recorte no texto "Informe sobre Cegos". Publicado em 1961 no livro "Sobre Heróis e Tumbas", este texto é tortuoso e paranoico, lançando o personagem central num pesadelo infernal pelos subterrâneos de Buenos Aires.
A arte de Breccia acompanha magistralmente estes delírios surreais e recorda as produções do expressionismo alemão. A produção gráfica da Figura é excelente e a obra é mais um fruto da campanha de financiamento coletivo promovido pelo site catarse.me.
Nenhum comentário:
Postar um comentário