Porto do Rio Grande em 1908

Porto do Rio Grande em 1908

quinta-feira, 29 de outubro de 2020

BOB MARLEY - HQ

 Bob Marley: o guerreiro Rasta. V & R, 29,6 x 20,2cm, capa flexível, color, p. 76, 2012 (coleção Figuras do Rock em Quadrinhos). 


Resenha da Editora V & R: 


"Bob Marley nasceu numa Jamaica que lutava para se libertar do domínio colonial inglês, enquanto construía sua identidade social e racial em moldes indiscutivelmente parecidos com a África negra. O país desenvolveu uma cultura própria, cujas manifestações mais singulares são o reggae e a religião rastafári. 

Bob Marley foi a figura de maior notoriedade em ambas e possibilitou que a criatividade de um país periférico conquistasse relevância mundial a ponto de produzir milhões de seguidores. Este relato em quadrinhos revela sua enorme dimensão social, espiritual e artística".



Os argentinos Diego Agrimbau (roteirista) e Dante Ginevra (ilustrações) realizaram uma incursão gráfica da trajetória musical e político/religiosa de Bob Marley. 

O texto flui bem e enfatiza o papel político de Marley que através da música difundiu fundamentos da cultura Rastafári e da valorização e união dos povos africanos. Temáticas sobre a escravidão, o preconceito e o uso espiritual da maconha são recorrentes na HQ. Portanto, pautas contemporâneas com outras roupagens estão presentes. Frente a tantas demandas de temas relevantes e atuais, o músico Bob Marley, o "rei do reggae", chega a ocupar um lugar secundário frente a sua atuação mais ampla.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário