Porto do Rio Grande em 1908

Porto do Rio Grande em 1908

sábado, 31 de outubro de 2020

A MÁSCARA DA MORTE RUBRA - HQ

 

 BATTAGLIA, Dino. A Máscara da Morte Rubra e outros contos de Poe. Porto Alegre: Figura, capa dura, p&b, 21,5 x 28cm, p.96, 2019.


Resenha da Editora Figura:

Este livro reúne dois gigantes em suas artes. Dino Battaglia, considerado um mestre entre os mestres, usa seus expressivos jogos de claro-escuro para interpretar o universo fantástico de Edgar Allan Poe, autor fundamental da literatura universal.

Em A máscara da morte rubra e outros contos de Poe — livro que traz Battaglia de volta ao Brasil depois de uma ausência de quarenta anos — você encontrará clássicos do terror como “A queda da casa de Usher” e “Ligeia”, mas também a pouco conhecida verve humorística de Poe, em histórias como “Rei Peste” e “A extraordinária aventura de Hans Pfaall”. Uma joia da narrativa gráfica do primeiro ao último quadrinho.

“Os desenhos de Battaglia têm uma forma de nobreza e refinamento que me faltam.” – Sergio Toppi

“Toda vez que admiro a arte dele, fico absolutamente impressionado.” – Frank Miller

“Battaglia era um poeta do desenho.” – Hugo Pratt


Mais uma obra publicada com o financiamento coletivo do site catarse.me e publicado pela editora Figura (Porto Alegre). O destaque é o ilustrador Dino Battaglia que é um dos grandes nomes dos quadrinhos italianos. São oito histórias publicadas entre 1968 a 1973 abarcando toda a produção de Battaglia com adaptações de Poe. 

As adaptações clássicas como "A Queda da Casa de Usher" e "A Máscara da Morte Rubra" expressam a qualidade da arte de Battaglia. Já as adaptações heterodoxas de contos humorísticos de Poe foram difíceis de ler até o final. Se o mago tradutor do sinistro que reside nos meandros da mente humana tivesse vivido de contos humorísticos ele nunca teria ficado conhecido para além do papel em sua frente. Leve flexibilidade para "A Extraordinária Aventura de Hans Pfaall" que traz uma perspectiva de ficção científica na obra de Poe.

É muito positivo organizar as publicações de certo autor em  volume sistematiza. Desta forma é possível analisar a abordagem e suas modificações ao longo do tempo. No caso de Battaglia, além da sistematização de parte de sua produção, foi publicada pela primeira vez no Brasil uma entrevista que ele concedeu não muito distante de sua morte. A entrevista permite esboçar o perfil psicológico de um dos maiores artistas dos Quadrinhos.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário