Hermann Wendroth, 1852. Acervo: Autor. |
Estamos olhando para Porto Alegre em meados do século XIX!
Entre seus desenhos o artista alemão Hermann Wendroth realizou duas pranchas dedicadas ao mesmo cenário: a Igreja Matriz e o Palácio do Governo. Sua percepção é de que neste local, lado a lado, estava o poder religioso e o poder administrativo-civil. Num Brasil católico e fundado no padroado, o alemão teve a sensibilidade de ver não apenas estruturas, mas, relações de poder estabelecidas nestes dois prédios vizinhos.
Este local permitia visualizar grande parte da cidade, em especial, em direção ao norte e ao sul da capital. Os dois prédios foram desenhados como se o artista estivesse posicionado nas proximidades da área frontal ao Teatro São Pedro – cujas suas obras haviam sido retomadas em 1850 e seria inaugurado em 1858.
Palácio do Governo. |
O prédio acima é o Palácio de Governo (futuramente foi construído neste local o Palácio do Piratini) e está sendo vigiado por um guarda. Este foi o primeiro prédio de importância administrativa a ser construído na urbe e foi chamado de Palácio de Barro. Começou a ser erguido em 1773, quando a Câmara de Vereadores é transferida de Viamão para Porto Alegre, sendo destinado a sediar a administração geral da Capitania. Foi finalizado em 1789 e demolido em 1896. Este palacete de dois pisos era típico do Barroco colonial português.
Igreja Matriz. |
A Igreja Matriz da Mãe de Deus começou a ser construída em 1779 e o corpo estava concluído em 1794. Porém, só em 1846, a mando do Marquês de Caxias, foi levantada a segunda torre, portanto, era um prédio que sofrera reformas pouco tempo antes de ser retratado por Wendroth em 1852. Desde 1848, com a criação da Diocese de São Pedro do Rio Grande do Sul, a Matriz passou a ser Catedral, mas, a população manteve a denominação primeva. Seu estilo arquitetônico era o barroco tardio ou rococó (simples). A Matriz foi demolida no final da década de 1920 para construção da Catedral Metropolitana.
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