Porto do Rio Grande em 1908

Porto do Rio Grande em 1908

segunda-feira, 28 de setembro de 2020

BERLINOIR - HQ

 



MEISSNER, Tobias. Berlinoir. Porto Alegre: 8INVERSO, 16 x 24 cm, capa flexível, color, p. 160, 2015.  Ilustração: Reinhard Kleist. 


Esta graphic novel foi originalmente publicada em Hamburgo em 2013. A editora 8INVERSO de Porto Alegre nos brindou com esta primeira edição no Brasil. 

O roteiro de Tobias Meissner é magistral e traz muitas reflexões fundadas no comportamento humano e em eventos históricos. Coloca frente a frente os vampiros e os seres humanos: qual a clareza nas fronteiras que os distinguem? 

Várias analogias/referências são feitas a história da Alemanha como o Vampiro de Dusseldorf, o Muro de Berlim, o estalinismo, a perseguição aos judeus etc. 

A arte  de Kleist foi essencial para a potencialização do fluxo textual, utilizando mudanças de tons e cores coerentes com o ideário ou a ação que transcorre. Em relação ao roteirista alemão Tobias Meissner, foi uma grata surpresa conhecê-lo. E já estou buscando outras três obras de Meissner para leitura. Futuramente, quando tiver adquirido, farei a divulgação aqui no blog.   

O doutor em Literatura Comparada Erick Felinto, autor do prefácio, é a base para resenha publicada pela Editora:

"Berlinoir é onipresente. Os espelhos desta cidade não contêm nada além das nossas sombras. Dá para suportar a vida neste lugar? É possível entrar em acordo com os vampiros que reinam aqui? É possível prolongar sua existência em paz e segurança - ao preço do próprio sangue? Ou é necessário se rebelar, contestar, fazer a sorte pesar na balança, de modo a recuperar algo que há muito tempo se perdeu? Berlinoir é uma parábola rica e complexa, que costura temas temporal e espacialmente específicos com problemáticas de caráter absolutamente universal. Linhas temporais míticas se confundem com reais, passado e presente se mesclam, a Berlim imaginária se funde com a Berlim real. Em seu nível de leitura mais básico, Berlinoir é uma obra de ficção científica que imagina uma Berlim governada por vampiros. Mas as coisas não são tão simples como parecem à primeira vista. Nesse sentido, Berlinoir é uma história de pactos sombrios e de fraquezas humanas. Como afirma um dos personagens a certa altura, os mortais ainda não estão prontos para destituir seus deuses. Precisamos de nossos deuses para compensar nossas fraquezas. E precisamos contar histórias para entender melhor quem somos. Berlinoir é uma dessas histórias que vale a pena contar".

Nenhum comentário:

Postar um comentário