Porto do Rio Grande em 1908

Porto do Rio Grande em 1908

terça-feira, 1 de setembro de 2020

MISCELÂNEA E OS POSTAES

 O jornal Bisturi de 23 de dezembro de 1906 publicou uma arte/anúncio em homenagem a loja "Miscelânea Rio-Grandense" localizada na Rua Marechal Floriano n. 58. 

O produto principal desta loja eram os postais (não podiam circular nos Correios) e os cartões-postais (coleção e circulação nos Correios) que estavam em ótimo momento de colecionismo nesta primeira década do século XX. 

Tanto que a loja se intitulava "a rainha dos postaes". O anúncio afirma que estavam disponíveis "80.000 postais" para venda. Havia um mercado internacional para este produto e as coleções vinham de vários países do mundo, tendo acesso fácil a aquisição em navios chegados ao Porto do Rio Grande.

 Uma visita a esta loja, numa viagem no Túnel do Tempo até 1906, permitiria formar uma coleção de grande valor em 2020. Que preciosidades não estavam disponíveis na Miscelânea Rio-Grandense?  

~

Entre as preciosidades poderíamos encontrar a série de cartões editadas em Pelotas por Simões Lopes Netto. Uma coleção muito valorizada no presente. 
O problema é que a viagem não seria tão rápida. Verificar oitenta mil cartões... 

Coleção Brasiliana, n. 22, Simões Lopes Netto, 1906. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário