Um dos clássicos em Histórias em Quadrinhos publicado por Frank Miller é "Os 300 de Esparta" (Devir/Dark Horse Books, capa- dura, 24,6 x 33,0 cm, 88 p., 2015).
A base do roteiro, foi a Batalha de Termópilas ocorrida em 480 a. C. no território da Grécia. Envolveu uma aliança de cidades gregas (pólis) contra a invasão do Império Aquemênida de Xerxes, ou seja, gregos contra persas.
A resistência e extermínio dos espartanos no Desfiladeiro de Termópilas, entrou para a história como sendo um exemplo da resistência patriótica de um pequeno grupo contra um exército invasor numericamente muito superior. No caso, enfatizou a formação militar e a abnegação frente a morte dos espartanos na defesa de sua pólis.
Os 300 de Esparta. Frank Miller, 2015. |
A primeira edição desta HQ recua a 1999. Nesta edição de 2015 em formato álbum e capa dura, os resultados obtidos no roteiro/arte de Frank Miller e nas cores de Lynn Varley ficam ainda mais ressaltados devido a este formato.
Por mais óbvio que seja: a HQ é uma leitura daqueles acontecimentos, com citação de livros evidenciando pesquisas, porém, estabelecendo narrativas que direcionam aos objetivos propostos por Frank Miller.
Para quem gosta de História da Angüidade Ocidental/Oriental, especialmente grega, e que navega no autor de Batman, o Cavaleiro das Trevas, temos aqui uma leitura imperdível.
Os 300 de Esparta. Frank Miller, 2015. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário