Porto do Rio Grande em 1908

Porto do Rio Grande em 1908

sábado, 29 de agosto de 2020

O SACO DA MANGUEIRA EM 1892 - CARL LINDMAN

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/a/a6/Carl_Axel_Magnus_Lindman_-_from_Svenskt_Portr%C3%A4ttgalleri_II.png

      O botânico sueco Carl Axel Magnus Lindman visitou, com uma bolsa de pesquisa, o Brasil e o Paraguai. No ano de 1892 passou por Rio Grande e deixou este registro do Saco da Mangueira e arredores. 

      “Perto da cidade do Rio Grande, por alguns quilômetros, o passeio pelos campos de areia movediça é muito cômodo; porém, o resto do caminho é mais difícil por causa das imensas planícies de areia movediça, onde se caminha por sobre uma areia fina e solta, que a vegetação psamófila torna desigual como um campo recentemente lavrado. 

       Mas esta natureza singular, que para o sul e o leste parece continuar sem limites, era – para o norte da direção da barra, que aí se alarga em forma de saco, Saco da Mangueira, limitado por um barranco comprido de pequenos montes de areia movediça, cheios de moitas, entre os quais pequenos corredores ensombrados convidavam a uma visita, oferecendo novas vistas. Conduziam para baixo a uma planície verdejante, um ou dois metros abaixo do terreno deixado para trás e além avista-se a água azul da barra”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário