No ano que estava surgindo a Fábrica Rheingantz & Vater dando o primeiro passo para indústrias de grande porte em Rio Grande, a cidade já apresentava atividades fabris de menor dimensão. Um exemplo, neste ano de 1873, são estas "fábricas". Estes anúncios são preciosos para trabalhar nos detalhes do quebra-cabeça do nome das ruas e de pessoas/empresas.
Um exemplo está na "Fundição Dias & Almeida, rua da Câmara Velha". No final do século XIX a Fundição Dias é famosa em Rio Grande e funcionava na Rua Comendador Carlos Pinto (atual Hotel Swan). Como sei que a Fundição Dias funcionou na Rua Comendador Carlos Pinto e que a primeira Câmara de Vereadores (1751) estava estabelecida nesta rua, significa que a Fundição Dias & Almeida continuou no mesmo endereço quando se tornou apenas Dias. E que a referência a Rua da Câmara Velha remete a atual Rua Comendador Carlos Pinto.
O importante é que um anúncio pode dar pistas para esclarecer um outro assunto.
Outro aspecto relevante é o anúncio das fábricas de cerveja. Com certa surpresa constato que são duas de proprietários desconhecidos atuando no ano de 1873. Isto ajuda a ampliar temporalmente as informações sobre fábricas de cerveja que atuavam na cidade desde as décadas de 1880 e seguintes. Ou seja, a história de cervejaria local deve recuar a década de 1870 (ou antes...).
Os anúncios e matérias de Almanaques trazem fragmentos de informações que muitas vezes abrem portas para buscar conexões no objeto investigado.
Almanak Administrativo, Comercial e Industrial Rio-Grandense para 1873. Acervo: Biblioteca Rio-Grandense. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário