Porto do Rio Grande em 1908

Porto do Rio Grande em 1908

sexta-feira, 22 de maio de 2020

UMA HERANÇA NA FRANÇA




     No dia 7 de agosto de 1851, chegou ao Porto do Rio Grande um vapor que trazia 150 militares prussianos com destino a Pelotas. Eram mercenários, os brummers, que foram contratos para a guerra que estava sendo travada com a participação do Brasil contra Rosas e Oribe. Com o fim do conflito, parte destes mercenários irão se fixar no Rio Grande do Sul. 

       Em 8 de agosto de 1854 o proprietário do Teatro Sete de Setembro partiu para o Rio de Janeiro com o objetivo de regressar com o mais destacado ator brasileiro do século XIX: João Caetano dos Santos. Mas o ator realmente veio a Rio Grande? Descobriremos em breve... 

     Thymoleon Zalony foi um personagem que se destacou no combate a epidemia do cólera no Uruguai e na cidade do Rio Grande (1855-1856). Após a epidemia, continuou morando em Rio Grande e retornou à França na década de 1860 onde cursou e se formou em Medicina. Sua atuação como médico se estendeu, pelo menos, até os primórdios da década de 1890. Ele deixou em seu testamento, para um ex-escravo em Rio Grande, a totalidade de seu patrimônio. Bemvinda Maria da Conceição estava habilitada a receber, por despacho de 27 de julho de 1905, a herança deixada por Zalony. Mas a herança foi realmente deixada para Bemvinda?     

Nenhum comentário:

Postar um comentário