Porto do Rio Grande em 1908

Porto do Rio Grande em 1908

quinta-feira, 21 de maio de 2020

AS NEREIDAS ESTAVAM AQUI!

Jornal Rio Grande, 04-08-1953. Acervo: Biblioteca Rio-Grandense. 

      Pista interessante foi dada acima e publicada em 3 de agosto de 1914: uma petição ao Intendente para a retirada do chafariz da Praça Sete de Setembro. 

     O chafariz ficava na face da praça junto a Rua Silva Paes. A comissão que iria construir o monumento pensou em utilizar aquele local para sua construção (frente ao Hospital do Carmo). De fato, o monumento foi construído e inaugurado apena em 1925 e ficou na área central da praça! 
Se esta solicitação de retirada do chafariz foi levada a efeito pelo Intendente (minha hipótese é sim!), teríamos a motivação para o "infeliz" ato. 

      Explico minha indignação: o chafariz foi retirado e levado para depósito da Prefeitura e sumiu... A lenda urbana questiona se existiu? E existiu... 

     Se não tivesse sido removido teríamos um raro modelo de chafariz francês da fundição Durrene preservado na cidade. O conjunto central é o mesmo modelo do chafariz das "Nereidas" em Pelotas (um dos cartões-postais da cidade vizinha). É o mesmo modelo em tamanho reduzido do chafariz de Edimburgo (Escócia), um dos mais visitados do mundo.

Chafariz das Nereidas, Pelotas. Fotografia: Luiz Henrique Torres. 
      Portanto, a irmã das "Nereidas" foi instalada em Rio Grande em fevereiro de 1874. Quarenta anos depois ela desapareceu... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário