O Noticiador, 04-03-1833. Acervo: Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro. |
Este dístico de abertura do jornal O Noticiador é uma referência para o jornalismo da primeira metade do século XIX. É o primeiro jornal do interior do Rio Grande do Sul e que nasceu em janeiro de 1832 na Vila do Rio Grande. É um jornal político, literário e mercantil, sendo o primeiro jornal abolicionista do Rio Grande do Sul.
Apenas a chamada: "na Typographia de Francisco Xavier Ferreira", já daria munição para escrever um romance histórico sobre a trajetória deste personagem que marcou a Revolução Farroupilha. Xavier Ferreira tinha a maior coleção particular de livros de todo o Brasil com cerca de 3.500 exemplares. No jornal ele reproduzia muitas citações destes livros.
Na abertura sempre reproduziam, em francês, o princípio liberal e contrário a escravidão.
"A liberdade é a mãe das virtudes, da ordem e da duração de um estado. A escravidão, ao contrário, produziu apenas vícios e miséria". Sidney, tomo I, Seção II.
*Francisco Xavier Ferreira está se referindo ao inglês Algernon Sydney (1623-1683), numa passagem possivelmente retirada do livro "Discours sur le gouvernement" Sydney, ao lado de John Locke, são considerados os referenciais angulares do pensamento ocidental liberal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário