Porto do Rio Grande em 1908

Porto do Rio Grande em 1908

sexta-feira, 10 de abril de 2020

GRIPE ESPANHOLA - GRIPE AVIÁRIA

Virus H5N1 (em amarelo) atacando células (em verde).
https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/0/0d/Colorized_transmission_electron_micrograph_of_Avian_influenza_A_H5N1_viruses.jpg/800px-Colorized_transmission_electron_micrograph_of_Avian_influenza_A_H5N1_viruses.jpg

       O vírus de 1918 foi identificado em 2006, denominado H1N1 é um vírus oriundo das aves (uma gripe aviária) que sofreu uma mutação e formou uma cepa letal que causou à grande devastação no Planeta. Desde 2003, são registrados casos de gripe aviária e o H5N1 que alcançou uma letalidade superior a 60% das vítimas. É uma gripe transmitida de aves contaminadas para pessoas que tiveram contato com elas. 

       O problema é ocorrer uma mutação do vírus e ele passar a ser transmitido de pessoa para pessoa, tornando-se um vírus que infecta humanos de forma sustentada e possivelmente, com rapidez, virulência e letalidade.

       Em tempos de globalização em poucas horas o vírus presente numa pessoa infectada e sem sintomas, poderia percorrer continentes dentro de aviões. Em 1918, as viagens de navio tornavam a transmissão mais lenta. Em 2020 a rápida difusão do coronavírus evidenciou a realidade destas hipóteses científicas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário