Fiz a leitura imagética da HQ Pecora. São Paulo: Veneta, 2019, p. 132. Não há texto e a "leitura" se faz na arte sequencial e nas diferenciadas interpretações dos leitores. A resenha da editora resume a proposta:
"O que as ovelhas sonham? Grande retorno aos quadrinhos do artista e ilustrador Marcelo Bicalho, velho conhecido das páginas da revista Animal, Pecora narra a saga de uma ovelha no mundo de seus sonhos e pesadelos: um lugar cruel, onde o humano e o selvagem se confundem. Neste mundo de traços e padrões incertos, o pequeno animal se vê fora de lugar, distante dos cuidados de seu pastor, perdido em algum ponto entre o céu e o inferno e cercado por demônios e ilusões.
Com seu clima onírico e conceitual, Pecora é uma fábula moderna. Sem diálogos, com um traço denso, influenciado por artistas como Goya e William Blake, e uma poderosa noção de narrativa gráfica, Bicalho revela um universo sentimental inteiro, filtrado pela inocência dos olhos de uma ovelha perdida".
Pecora. Veneta, 2019. |
Os maiores temores de uma ovelha são os homens ou os lobos; ou os lobos em roupagem de homens; todos os seres humanos são iguais na maldade e na compaixão?
Nenhum comentário:
Postar um comentário