Edição Maravilhosa, EBAL, n. 10, 1949. |
Edição Maravilhosa, EBAL, n. 10, 1949 |
Várias versões em Histórias em Quadrinhos já foram feitas do livro "Vinte Mil Léguas Submarinas" de Júlio Verne publicado em forma de série entre 1869 e 1870.
Faço referência a duas destas versões que acabei de ler: a da Editora Brasil-América (EBAL) na coleção "Edição Maravilhosa" n.10 de 1949. A outra versão é também da EBAL "Edição Maravilhosa em Cores" n.3 (junho de 1974).
Temos uma versão em P&B e outra colorida, com estilos de ilustração diferenciados, com descontinuidades graves do texto de Júlio Verne e outros olhares críticos de contexto ou pessoais. A versão de 1949 enfatiza mais o perfil psicológico de Nemo e seu questionamento dos povos explorados. A versão de 1974 insiste na suposta devastação promovida pelo submarino Náutilus na fauna marinha - a morte de animais marinhos parece ser o aspecto mais atraente para o roteirista.
Sugiro a cada leitor fazer uma leitura crítica das duas versões. Material gratuitamente disponibilizado no site http://guiaebal.com
Para localizar as revistas é preciso ter paciência na navegação pela imagem de cada coleção ou no atalho à direita. Buscar: "Coleção Edição Maravilhosa" e "Coleção Maravilhosa em Cores".
Edição Maravilhosa em Cores, EBAL,n.3, 1974. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário