Porto do Rio Grande em 1908

Porto do Rio Grande em 1908

sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

HISTÓRIA DA MEDICINA - DR. SPARVOLI


       O livro “Da Mandrágora à Penicilina: A Extraordinária Revolução da Medicina Científica – 1800-1920” (Martins Livreiro, 21x15cm, 2017, 500p.) de autoria do médico gastroenterologista e professor da Faculdade de Medicina (Famed-FURG) Antônio Cardoso Sparvoli investiga o desenvolvimento do saber médico entre os séculos XIX e primeiras duas décadas do século XX.
       Conforme Sparvoli “a longa história da medicina percorreu um caminho tortuoso pleno de erros e acertos, idas e vindas, descobertas e enganos. Esse relato confunde-se com a própria história da humanidade e cria uma grande metáfora para compreende a nossa espécie. Por muitos séculos a medicina tateou entre névoas e trevas, inspirada e suprimida por deuses, superstições e sortilégios. Foi um caminho pontilhado de curas e mortes. Os sábios e os tolos, os algozes e os benditos, os ignorantes e os primeiros cientistas médicos tiveram vez e voz nessa narrativa. O livro resgata do passado simples nomes empregados para descrever doenças ou sinais médicos e reviveu os homens que os ostentaram. Acompanhei a evolução dos saber e dos conceitos e o entendimento das doenças e dos doentes. As bestas apocalípticas como a peste, a varíola e o cólera, a tuberculose, a gripe espanhola mostraram suas faces horrendas. Expliquei a luta contra tais pestilências e as descobertas que possibilitaram o corajoso e adequado enfrentamento daqueles “monstros com olhos de fogo” que se arremetiam qual aves de rapina, sedentas de vidas, sobre nossas populações. Surgiram mártires e vítimas nessa jornada. Suas histórias iluminam a compreensão da revolução que gerou a medicina científica”.
     Dr. Sparvoli neste livro, enfatiza o papel desempenhado por figuras históricas e ao longo dos séculos XVI a XX. Através de pinturas renomadas e de fotografias consagradas, foi possível perceber a evolução da Medicina, descobertas anatômicas, desenvolvimento da anestesia e outros medicamentos, bem como outras criações que revolucionaram a própria história da humanidade. Ampla bibliografia é discutida ao longo da obra e cerca de cem livro/artigos são arrolados no final do livro.
       Leitura fundamental para os interessados em História da Medicina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário