Porto do Rio Grande em 1908

Porto do Rio Grande em 1908

quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

CIDADE DO RIO GRANDE OU DE RIO GRANDE?

        Até a segunda metade da década de 1930 os nascidos em Rio Grande eram "rio-grandenses". A partir do Congresso de História e Geografia Sul-Rio-Grandense ocorrido na cidade no ano de 1937 (e comemorativo ao bi-centenário de fundação da "cidade e do Estado do Rio Grande do Sul"), foi deliberado neste evento que os nascidos na localidade passavam a ser denominados de rio-grandinos. 
       Nos anos seguintes, a influência da nova denominação chegou a Prefeitura Municipal e se desdobrou em alterar o "do" para o "de". Objetivo era não confundir a "cidade/município" com o "Estado". Não esqueçamos que o Rio Grande do Sul recebeu a denominação que ostenta a partir da ocupação da "Barra do Rio Grande de São Pedro". Denominação que se projetou para toda a Capitania/Província e posterior Estado. A cidade era denominada nos diários dos viajantes e em muitos jornais (ao longo do século XIX), de "cidade do Rio Grande do Sul".  
      O assunto é polêmico ou considerado pela imprensa estadual como "já superado" e o "do" já foi atropelado a muitas décadas. Mas, oficialmente, este documento de 1975 (Gabinete do Prefeito) faz um breve resgate histórico das motivações em não abrir mão "do Rio Grande"! 



Nenhum comentário:

Postar um comentário