Porto do Rio Grande em 1908

Porto do Rio Grande em 1908

quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

TRINCHEIRAS


Houve um tempo em que a cidade do Rio Grande buscava proteção atrás de muros que lhe garantiam a defesa contra invasões terrestres. A cidade continuou a viver atrás dos muros até o final da década de 1870 e aí não parou mais de se expandir: a cidade Nova faz parte deste fenômeno de crescimento.
A Cidade Velha rompeu os limites em que estivera confinada e protegida, mas, preservou muitas histórias ligadas ao medo, e também à segurança que residia numa linha militar fortificada que isolava por terra a cidade do temível mundo exterior nos períodos de guerra nos países platinos. Esta linha de defesa militar do Exército Brasileiro, chamada de Trincheiras, passava nas imediações do atual Canalete da Major Carlos Pinto (o qual foi construído na década de 1920) e teve uma duração entre a segunda metade da década de 1820 até a sua demolição em 1880. 
Na publicação de 1912 (fotógrafo Amílcar Fontana) estão algumas ruínas da fortificação em sua localização junto a Lagoa dos Patos. A data de construção está incorreta na publicação de Fontana. Acervo: Biblioteca Rio-Grandense. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário