Porto do Rio Grande em 1908

Porto do Rio Grande em 1908

sexta-feira, 27 de dezembro de 2019

REFINARIA DE PETRÓLEO



         Em 1934, na cidade de Uruguaiana, foi criada a empresa Destilaria Rio-Grandense. Em 6 de agosto de 1936, em Porto Alegre, empresários brasileiros, argentinos e uruguaios, constituíram a empresa Ipiranga S.A. Companhia Brasileira de Petróleos. Para construir uma refinaria de petróleo foi escolhida a única cidade com porto lagunar-marítimo no Rio Grande do Sul. O local da construção ficava nos alagadiços junto ao Saco da Mangueira. Em 7 de setembro de 1937, ocorreu a inauguração da Refinaria, que fora trazida da União Soviética.
A atuação da Ipiranga, especialmente com a Fundação Cidade do Rio Grande, foi marcada pela inserção na comunidade através de atividades de divulgação/preservação do patrimônio histórico e arquitetônico e com a criação de cursos superiores no campo da Engenharia, semente que originou a Fundação Universidade Federal do Rio Grande em 1969. Na feliz definição de Francisco Martins Bastos, a Ipiranga foi “o grão de areia que virou montanha”’. Em 2007 o controle acionário das Empresas de Petróleo Ipiranga foi vendido e em 2009 passa a se chamar de Refinaria Rio-grandense S/A. Fotografia aérea de meados da década de 1950 da Foto Postal Colombo.

Um comentário:

  1. Sou Артур Борис um residente / cidadão da República da Rússia. Tenho 52 anos, empresário / empresário. Certa vez, tive dificuldades em financiar meu projeto / negócio, se não fosse por um bom amigo meu que me apresentou a Benjamin Lee para obter um empréstimo no valor de US $ 250.000 de sua empresa. Quando os contatei, levou apenas cinco dias úteis para concluir e transferir meu processo de empréstimo para minha conta. Mesmo com um histórico de crédito ruim, eles ainda oferecem seu serviço a você. Eles também oferecem todos os tipos de empréstimos, como empréstimos comerciais, empréstimos à habitação, empréstimos pessoais, empréstimos para carros. Não sei como agradecê-los pelo que fizeram por mim, mas Deus os recompensará de acordo com suas riquezas em glória. Se você precisar de uma assistência financeira urgente, entre em contato hoje mesmo via e-mail lfdsloans@outlook.com Informações do WhatsApp ... + 1-989-394-3740

    ResponderExcluir