Porto do Rio Grande em 1908

Porto do Rio Grande em 1908

terça-feira, 3 de dezembro de 2019

DR. PIO ÂNGELO DA SILVA EM 1880

Raríssima caricatura do Dr. Pio publicada no jornal da cidade do Rio Grande"Marui"  número 8 do ano de 1880.
Acervo: Biblioteca Rio-Grandense. 

         As informações a seguir foram reproduzidas do site Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul. 
        "Pio Ângelo da Silva nasceu na então Vila do Rio Grande de São Pedro a 3 de maio de 1818. Quando eclodiu a Revolução Farroupilha (1835-1845), cursava enfermagem, e auxiliou no tratamento dos feridos durante esta luta armada.
      Em 1841, antes do término do conflito, iniciou seus estudos superiores na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, concluindo-os na Universidade Sorbonne de Paris, França.
    Depois de formado, retornou à sua cidade natal dedicando-se ao combate do chólera-morbus, que entre 1855-1856 começara a espalhar óbitos na população rio-grandina. Por conta dos serviços prestados à população durante tal epidemia, foi agraciado com uma medalha pelo Governo Imperial. Ele estudou com seus mestres da Sorbonne o vírus, facilitando assim diversas curas que promoveu entre os enfermos, o que veio a contribuir com sua fama de médico competente.
        Tornou-se diretor da Enfermaria Militar do Rio Grande por ocasião da Guerra do Paraguai (1864-1870), enquanto os médicos do Exército seguiram para os campos de batalha em solo paraguaio. Nesse período um Batalhão de Voluntários infectado com a Varíola egresso do Nordeste, teve a saúde reestabelecida pelo Dr. Pio na Enfermaria, sendo esta localizada na antiga Rua Yataí.
         Pio da Silva foi um dos líderes do Partido Liberal do Rio Grande, sendo amigo de Bento Gonçalves da Silva e Gaspar Silveira Martins..
         Dr. Pio faleceu a 14 de abril de 1897, após uma cirurgia na cidade de Montevidéu, Uruguai. Seu sepultamento foi realizado em Rio Grande, após três anos de sua morte, no cemitério católico local.
      O Decreto Municipal nº 22 de 20 de maio de 1897 tornou o Largo da Matriz, a Praça Doutor. Pio. Ela se localiza onde hoje está instalado o prédio da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, inaugurado em 1950. Em 1930, houve a troca do nome desta para Praça João Pessoa, por ocasião do assassinato do Presidente da Paraíba, João Pessoa. No entanto, em 3 de agosto de 1935 pelo ato nº 131, a praça voltou a se chamar Doutor Pio.
       A praça continua sendo um ponto tradicional e cultural de Rio Grande, situada na área central da cidade, próxima a prédios públicos: a Igreja Matriz de São Pedro, a Biblioteca Rio-Grandense, a Prefeitura Municipal, locais estes onde continuam a ocorrer diversas manifestações públicas" (http://www.muhm.org.br/index.php? formulario=sys_bio_bibliografias_notas&submenu=4)

Nenhum comentário:

Postar um comentário