Porto do Rio Grande em 1908

Porto do Rio Grande em 1908

sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

A ESTAÇÃO MARÍTIMA


         Nas últimas décadas do século XIX e primeiras do século XX, Rio Grande passou por transformações urbanas com inovações tecnológicas e consolidação do capitalismo industrial. Uma destas inovações foi a ferrovia que no Rio Grande do Sul surge na década de 1870, voltada a necessidade estratégica de defesa da fronteira com os países platinos. Gradualmente, os caminhos de ferro passam a dinamizar as atividades econômicas através da integração regional, aproximando os produtos da campanha e da zona colonial do público consumidor, ampliando a circulação de mercadorias e facilitando o deslocamento da população. Rio Grande foi um centro de convergência dos caminhos de ferro responsáveis pelo transporte de grande parte da produção da então Província do Rio Grande do Sul devido às instalações portuárias. 
      Em 1884, foi inaugurado o opulento prédio da Estação Central do Rio Grande, ponto de passagem não apenas de mercadorias, mas, também de interação cultural entre diversas localidades gaúchas. Na década de 1880, a área circunvizinha do final da Riachuelo esquina com a Barroso foi concedida a Southern Brasilian Railway para estender um ramal ferroviário até o local modificando o projeto de uma área de lazer ou um novo mercado público. Nascia a Estação Marítima, com a área atravessada por trilhas aonde zorras conduziam produtos para os navios atracados onde hoje a balsa para São José do Norte atua.
Cartão-postal da Estação Marítima na década de 1920. 

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