Porto do Rio Grande em 1908

Porto do Rio Grande em 1908

quarta-feira, 27 de novembro de 2019

VISÕES DO RIO GRANDE


 *Capítulo do livro de Francisco das Neves Alves e Luiz Henrique Torres, "Visões do Rio Grande: a cidade sob o prisma europeu no século XIX". Rio Grande: FURG, 1995. 



Aspectos Brasileiros em meados do século XIX. Publicação da Biblioteca Rio-Grandense, 1937.

          As citações a seguir fazem parte do material produzido pelos viajantes estrangeiros oitocentistas em Rio Grande. São as "Visões do Rio Grande":

A proximidade do oceano, porém, garante-lhe uma preeminência permanente (...) de tal maneira que ela pode ser considerada como o maior mercado do Brasil Meridional.
John Luccock, 1809


Nada mais triste que a posição do Rio Grande, pois, de todos os lados, só se avistam areais, pântanos e água, em todos os arredores não há nada que possa recrear a vista, nem mesmo uma árvore.
Auguste Saint-Hilaire, 1820


No meio das areias estéreis que a circundam e invadem continuamente, ela se apresenta como uma criação excepcional da política e do comércio: indiferente e como estrangeira ao território que ocupa, não deve nada senão ao caráter altivo, industrioso e empreendedor.
                                      Nicolau Dreys, 1825

A areia que envolve Rio Grande como um grande manto de pó, triste e sombrio, estende-se quatro léguas para o interior, onde então repentinamente a Província quase toda se transforma numa única e enorme pastagem.
Carl Seidler, 1827


A areia e a água são os dois flagelos de Rio Grande: do lado do mar a água invade as casas e a areia sem cessar ameaça sepultá-las.
Alexander Baguet, 1845.


Estamos a três léguas e meia da embocadura do Rio Grande e a sessenta de Porto Alegre, quer dizer que chegamos à principal porta da Província, conhecida com o nome de Rio Grande.
Arsène Isabelle, 1834


Rio Grande do Sul, situada na ponta de uma península, no meio dos areais, é de construção bastante bonita e pode ter 12 a 14.000 habitantes.
Joseph Hörmeyer, 1852


... pode ser que em meu regresso para ali, ao reconhecer tudo o que experimentara, me faltassem sentidos e olhos abertos para os encantos daquela rainha das areias do mar.
Robert Avé-Lallemant, 1858


... na costa do Rio Grande, a máxima atenção deve ser dada para o acerto da posição do navio em latitude e longitude, pois há poucas partes do mundo em que o navegador deva ter tanta certeza de seus cálculos.
Henry Prendergast Vereker, 1860


Enfim, por detrás de uma saliência da margem do sul, depara-se-nos a cidade do Rio Grande do Sul, precedida de uma floresta de mastros.
Conde D’Eu, 1865


Comercialmente a cidade do Rio Grande deve ser, como é considerada, o interposto geral, sendo o ponto no qual convergem tanto o comércio exterior como o interior.

Enrico Ambauer, 1887

Nenhum comentário:

Postar um comentário