Esta é a primeira imagem de Potosí publicada na Europa no livro "Chronica del Perú" autoria de Pedro Cieza de León (Sevilha, 1553).
O Cerro de Potosí atualmente é a capital da Província de Tomás Frias e do Departamento de Potosí na Bolívia. Está localizada na Cordilheira dos Andes numa altitude de 3.967 metros. Os espanhóis passam a controlar a região para explorar a prata em 1545 e exploram a mão-de-obra dos incas de forma brutal. Frei Domingo de Santo Tomas, um padre que viveu à época, escreveu: "Não é prata o que se envia à Espanha, é o suor e sangue dos índios". Estima-se que 31 mil toneladas de prata foram retiradas da região. No século XVI é considerado o maior complexo industrial do mundo devido a complexa cadeia industrial (usinas hidráulicas, amálgama de mercúrio, reservatórios de água, moinhos para moer minério de prata, fundição e modelagem em barras etc. Atividades que envolveram 180 mil pessoas.
A fundação da Colônia do Sacramento do Rio da Prata pelos portugueses em 1680 tinha o olhar voltado a este rico mercado consumidor mas que era controlado pela Espanha a partir da navegação no Prata. Acessar esta região mineradora poderia significar o enriquecimento dos comerciantes e também o acesso do governo português a prata produzida em Potosí.
Nenhum comentário:
Postar um comentário