Porto do Rio Grande em 1908

Porto do Rio Grande em 1908

sexta-feira, 25 de outubro de 2019

IMAGENS DE UMA CIDADE






 Ilustrações: Cartão-postal da Livraria Rio-Grandense/R. Strauch retratando o desfile de carnaval na Marechal Floriano (1904); cartão-postal da Livraria Rio-Grandense/R. Strauch com uma visão do Porto Velho do Rio Grande (1900-1904). Acervo: ebay.co.uk

           O município do Rio Grande é retratado em imagens visuais desde o século XVIII. Desde 1737, plantas ou mapas geográficos, plantas de fortificações ou iconografias aquareladas, retratam a Barra do Rio Grande e o Estuário da Lagoa dos Patos. Esta documentação visual foi produzida por portugueses e por espanhóis, estando no acervo de várias instituições como a Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, a Biblioteca Nacional de Portugal, a Biblioteca Nacional de España, Biblioteca Rio-Grandense entre vários outros centros de pesquisa.
         No século XIX, com o crescimento econômico advindo das atividades portuárias de exportação e importação, viajantes estrangeiros circularam pela cidade e deixaram relatos escritos e por vezes iconografias, sendo a de maior destaque a do brummer Hermann Wendroth que retratou o Porto e outros cenários da cidade no ano de 1852.
         Os primeiros fotógrafos se estabeleceram na cidade desde 1848 e passaram a produzir imagens familiares. O daguerriótipo, ferrótipo e especialmente as “carte de visite”, ajudaram a difundir a fotografia enquanto fenômeno de perpetuação da memória pessoal através da imagem congelada.
         As primeiras fotografias de panoramas urbanos que possuem uma datação segura são as de 1865, com uma visão geral do centro urbano obtida de um prédio de três andares e as vistas da chegada de D. Pedro II no mês de julho de 1865. O Imperador seguia para frente de combate em Uruguaiana, no contexto da Guerra do Paraguai.
              Especialmente a partir de 1876, as fotografias do urbano passam a se ampliar e retratar as ruas, praças, prédios e personagens que percorrem os espaços públicos. A imprensa caricata, intensificada a partir da década de 1880, em especial no jornal O Bisturi, passa a retratar em bico de pena inúmeros personagens e cenários que são extremamente relevantes para entender o processo histórico local oitocentista.
         Já nos primórdios do século XX, se destacam os registros fotográfico do estúdio Fontana criado em 1882. O estúdio deixou um legado de dezenas de cenários urbanos e ainda compilou em publicação de 1912, antigas fotografias que remetem a década de 1860-70.
         Entre o final do século XIX e as primeiras décadas do século XX, apesar da proliferação de fotógrafos devido às obras no Porto Novo e Molhes da Barra, de vistas da cidade inclusive na perspectiva da Intendência Municipal que busca divulgar obras urbanas, o cartão-postal vai ter um papel fundamental na preservação visual dos espaços urbanos. Afinal, com a necessidade em obter novas imagens para um crescente público colecionador ou que utiliza um sistema de correspondência barato e descomplicado, a cidade será visitada e revisitada, retocada na prancheta com cores mais vivas ou em preto e branco.
         O cartão-postal acaba por fazer aquilo que a fotografia fez uma marcha muito mais lenta: globalizar imagens e emoções, encurtar as distâncias do planeta e aproximar as culturas, mesmo que enquanto deleite das civilizações, de fascínio o distante ou de comodidade em viajar sem nunca ter saído de seu espaço nativo.

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