Porto do Rio Grande em 1908

Porto do Rio Grande em 1908

segunda-feira, 5 de agosto de 2019

CARTOGRAFIA DO LITORAL SUL: IMAGEM DE 300 ANOS

À direita a Barra do Rio Grande e Lagoa Mirim. Ao centro o Rio Martim Afonso (Barra do Chuí). 

À direita o limite do litoral norte do Rio Grande do Sul com Santa Catarina. O Curso de água mais destacado é o Rio Tramandaí. Alagoa se refere a Lagoa do Peixe. Barra do Rio Grande (à esquerda). 


O bandeirante Bartolomeu Pais de Abreu
 nasceu em 1674 na atual Ilhabela (São Paulo) e morreu em São Paulo em 1738 durante uma epidemia de bexiga (varíola). Foi nomeado capitão de ordenanças por sete anos e de Juiz ordinário em  1705 em São Paulo. Em 1712, foi nomeado capitão de infantaria paga. Ele explorou o sul-mineiro, a região de Curitiba, sul do Iguaçu e visitou o Rio Grande do Sul. Em 1722, foi o inspirador e organizador da bandeira de Bartolomeu Bueno da Silva e seu irmão João Leite da silva Ortiz ao qual se atribuiu a descoberta do ouro em Goiás.
Bartolomeu Pais de Abreu elaborou vários mapas do litoral de São Paulo até o Rio da Prata com o título: Demonstração da Costa desde Buenos Aires até a Vila de Santos. O comércio na Colônia do Sacramento e o movimento das tropas foram fatores fundamentais para esta produção cartográfica que está completando 300 anos. Entre os 10 mapas, o litoral do Rio Grande do Sul está contemplado num período anterior a ocupação sistemática a partir da Barra do Rio Grande de São Pedro. Os mapas fazem parte do acervo da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário