Porto do Rio Grande em 1908

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sexta-feira, 5 de julho de 2019

FREDRICKS

Anthony's Photographic Bulletin, Volume XXV, 1894" published by E. & H.T. Anthony & Co.

       
             Há cento e setenta anos, um fotógrafo norte-americano prestou seus serviços profissionais em Rio Grande. No final da década de 1850, era o proprietário do maior estabelecimento fotográfico dos Estados Unidos. Esteve, com interrupções, por cerca de três meses em Rio Grande, com estúdio na rua da Boa Vista (atual Riachuelo). Desconheço registros desta passagem pela cidade e a sobrevivência de algum dos daguerriótipos que ele aqui realizou. Dada a relevância deste fotógrafo, é reproduzido a seguir o texto da “enciclopédia itaucultural” referente ao tema:
       “Charles De Forest Fredricks (Estados Unidos, 1823 - New Jersey, Estados Unidos, 1894). Fotógrafo. Aprende, em 1843, em Nova York, a daguerreotipia com Jeremiah Gurney (1812-1895), um dos profissionais americanos mais populares dos primeiros anos da fotografia. No mesmo ano, vai para a Venezuela encontrar um irmão. Leva seu daguerreótipo e inicia as atividades profissionais. Retorna aos Estados Unidos para comprar mais material, e, entre 1844 e 1853, inicia viagens para a América do Sul, com breves retornos aos Estados Unidos. Em 1844, está no norte do Brasil. Em 1846, tem um ateliê em Belém, lugar em que exerce o ofício de ourives. Permanece uma temporada em São Luís. Em 1847, está em Recife. Em 1848, em Salvador, estabelece sociedade com Alexander B. Weeks. Passa a assinar Carlos D. Fredricks. Nesse ano, vai ao Rio Grande do Sul e a Buenos Aires, junto de outros sócios, o francês Georges Penabert (18?-19?) e Masoni.Visita também o Uruguai. Em 1850 volta para o Recife com o irmão. No ano seguinte, associa-se novamente a Weeks. Ainda em 1851, vindo dos Estados Unidos, está de volta ao Recife, operando o daguerreótipo e o eletrotipo. Em 1852, sozinho, retorna a Buenos Aires. Em 1853, vai para Paris, onde aprende o processo de colódio úmido, que substitui o daguerreótipo. De volta aos Estados Unidos, firma, entre 1855 e 1856, sociedade com Jeremiah Gurney, seu antigo professor, a quem ensina o novo processo. Em 1856, abre em Nova York seu próprio negócio, o Fredricks Temple of Art, que se torna o maior estúdio fotográfico dos Estados Unidos. Não  retorna mais à América Latina.
          Charles D. Fredricks é um dos pioneiros da fotografia no Brasil dos quais se conhecem imagens com autoria identificada. Ingressando aos 20 anos na daguerreotipia (primeiro processo fotográfico comercialmente bem-sucedido), investe em uma trajetória comum para profissionais em começo de carreira, tornando-se fotógrafo itinerante. Com as viagens, busca, em primeiro lugar, "imagens exóticas" de lugares distantes para um catálogo de vendas, grande atração para clientes do século XIX. Em segundo lugar, busca a clientela de lugares não ocupados pela concorrência de outros daguerreotipistas para sobrevivência e acumulação de capital. Esse é o caso de Nova York, cidade onde Fredricks inicialmente trabalha, e que, nos anos 1840, torna-se um dos maiores polos consumidores da daguerreotipia no mundo.
         Embora  tenha sobrado pouco da produção brasileira de Friedricks, sabe-se que percorre o Brasil de norte a sul, via litoral, produzindo retratos e vistas. Aqueles que restam, em coleções brasileiras ou norte-americanas, permitem entender por que Fredricks se torna, após o retorno definitivo aos Estados Unidos, o retratista mais famoso do país. Dedica grande esmero a suas imagens, empenhando-se em manter a qualidade dos primeiros daguerreótipos, somada a uma rica ornamentação, fruto de sua atuação também em ourivesaria” (http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa21621/charles-de-forest-fredricks).

Daguerriótipo: VISTA do Recife Tirada do Farol (Recife, PE). In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2019

Dagueriótipo: PONTE da Boa Vista e o Início da Rua da Imperatriz (Recife, PE). In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2019.

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