Sempre é bom recontar que a cidade do Rio
Grande está diretamente contextualizada com os primórdios da aviação comercial no
Brasil. A criação da VARIG teve participação marcante de investidores da cidade
e no acompanhamento das tratativas da empresa alemã Condor Syndikat na
realização de voos no Rio Grande do Sul. Conforme o site https://www.varig-airlines.com/pt/20.htm a
Condor recebeu autorização para voar no Brasil no dia 26 de janeiro de 1927 e
no dia 3 de fevereiro foi inaugurado o primeiro voo comercial do Brasil. No dia
7 de maio de 1927 foi criada oficialmente a Viação Aérea Rio Grandense, ou
simplesmente, VARIG. A primeira aeronave da empresa foi o Dornier Wal, batizado de
"Atlântico". A primeira rota da VARIG ficou conhecida como a
"Linha da Lagoa" e ligava Porto Alegre, Pelotas e Rio Grande. O voo
era feito em baixa altitude, entre 20 e 50 metros, sobre a Lagoa dos Patos,
numa velocidade de cruzeiro de 160 km/h. O avião tinha capacidade para levar nove
passageiros. No check-in, o passageiro era pesado junto com a sua bagagem, e se
passasse de 75 kg era cobrado como excesso. Também eram distribuídos para os
passageiros, algodão e chicletes. O algodão servia para colocar nos ouvidos
para abafar o barulho dos motores e os chicletes para aliviar o desconforto
causado pela mudança de pressão. O voo durava cerca de duas horas e 20 minutos,
bem mais rápido do que uma viagem de trem e o bilhete não era muito mais caro.
A VARIG construiu uma rampa e algumas oficinas na Ilha Grande dos Marinheiros,
na foz do Rio Jacuí, bem em frente à cidade de Porto Alegre, para servir como
base de operações.
A primeira oficina de conservação, revisões e
consertos foi instalada nas margens do Saco da Mangueira, em Rio Grande. O
pouso e a decolagem eram realizados nas águas do Saco da Mangueira e o acesso
era pela Av. Presidente Vargas na altura do Educandário Coração de Maria.
A lendária Linha da Lagoa legou muitas histórias
nos tempos pioneiros da aviação no Brasil. Entre elas está a da primeira viagem
área de um time de futebol em todo o planeta. O Esporte Clube São José, de
Porto Alegre, partiu da capital gaúcha no dia 5 de junho de 1927 com destino a
Pelotas. A partida teve o placar final de Pelotas 2 X São José 2, e passou para
os anais do futebol mundial como a primeira viagem aérea de um time, conforme
reconhecimento da FIFA. O hidroavião Atlântico comportava apenas 9 passageiros
sentados obrigando dois integrantes do São José a viajarem no porão em
companhia das malas. Com uma temperatura de 10 graus, os jogadores viajaram com
casacões pesados o que sobrecarregou o peso normal do avião. Com perícia, o
comandante Rodolfo Cramer, conseguiu decolar o primeiro avião comercial do
Brasil e levar em segurança os jogadores para a partida. Nestes tempos
pioneiros, de tecnologia mínima e muita habilidade do piloto, voar era uma
aventura constante.
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Equipe do São José posando para a fotografia antes do embarque. Acervo: Esporte Clube São José. |
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Anúncio da VARIG em 1931. Acervo: Revista Aérea Condor. |
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