Porto do Rio Grande em 1908

Porto do Rio Grande em 1908

quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

MARC-PHILIPPE ZALLONY

Marc-Philippe Zallony. Acervo: Biblioteca Nacional da França.

       

            A rua Zallony recebeu esta denominação em dezembro de 1858 em reconhecimento aos serviços prestados por Timoleon Zallony que atuou em Rio Grande a partir de 1844 como professor de francês, geografia e desenho e esgrima. Possuía um ateliê fotográfico e em 1854, foi um dos fundadores da “Sociedade Instrução e Recreio” que além das atividades sociais também oferecia aulas aos seus sócios. Durante a epidemia de cólera deflagrada em Rio Grande em novembro de 1855, ele se destacou no atendimento dos doentes e usou técnicas que reduziram a mortalidade. Neste período, a imprensa se referia a ele como um enfermeiro que ajudou efetivamente no atendimento dos coléricos. Em 1884 publicou em Paris um livro com sua experiência sobre a epidemia de cólera na cidade do Rio Grande e no Uruguai. Retornou a França em 1864 e em matéria em jornal francês de 1897 ficou registrada a sua atuação como médico em Paris.
          O interesse e a habilidade de Timoleon Zallony pela arte médica teve um componente familiar que certamente o influenciou: seu pai era médico que atuava na França e também foi um escritor que investigou aspectos do mundo grego do século XVIII com ênfase na dimensão político-administrativa. O saber médico e a escrita também foram uma marca de Timoleon... 
         Mas quem foi o seu pai? A exatidão é restrita, mas, as fontes indicam que o nascimento de Marc-Philippe Zallony ocorreu em 29 de março de 1782 em Tinos (Grécia) e o falecimento na década de 1850. Ele era médico e evidenciava o princípio da reflexão intelectual que buscava um pensamento amplo do seu contexto histórico através da escrita de livros. A classe médica muitas vezes se voltava à reflexão da sociedade de seu tempo e das perspectivas da aplicação da ciência às necessidades de melhoria das comunidades. Deste esforço nasceu a “medicina social”. Este espírito novecentista permaneceu vivo em Rio Grande e se intensificou até as primeiras décadas do século XX, com a ampla da classe médica em debates nos jornais.
         Conforme o site da Biblioteca Nacional da França Marc-Philippe (ou Márkos-Fílippos Zallónis) era Docteur en Médecine (Paris, 1809). Foi autor de vários livros sendo o mais citado o “Journal of a voyage up the Mediterranean : principally among the islands of the Archipelago, and in Asia Minor, including many interesting partemiculars relative to the Greek revolution, especially a journey through Maina to the camp of Ibrahim Pacha: together with observations on the antiquities, opinions, and usages of Greece, as they now exist : to which is added an essay of the Fanariotes / (London : Printed for C. and J. Rivington, St. Paul's Church Yard, Waterloo-Place, and 148, Strand, 1826)”. Também escreveu “Essai sur les Fanariotes où l'on voit les causes primitives de leur élévation aux hospodariats de la Valachie et de la Moldavie, leur mode d'administration, et les causes principales de leur chute, suivi de quelques réflexions sur l'état actuel de la Grèce”.  Edition : Marseille : A. Ricard , 1824; “Voyage à Tine, l'une des îles de l'archipel de la Grèce, suivi d'un Traité de l'asthme, par Marcaky Zallony,... avec la carte générale de l'Ile de Tine dessinée par M. Barbié-Dubocage et gravée par M. B. Tardieu Traité de l'asthme”. Paris : Arthus-Bertrand , 1809; “Traité sur l'asthme”. Paris , 4 août 1809; “Voyage à Tine, l'une des îles de l'archipel de la Grèce, suivi d'un Traité de l'asthme, par Marcaky Zallony,... avec la carte générale de l'Ile de Tine dessinée par M. Barbié-Dubocage et gravée par M. B. Tardieu”. Paris : Arthus-Bertrand , 1809.
         Em língua inglesa, um livro muito citado e ainda com novas edições é “Journal of a voyage up the Mediterranean: to which is added an essay of the Fanariotes” / (London : Printed for C. and J. Rivington, St. Paul's Church Yard, Waterloo-Place, and 148, Strand, 1826). Edições de livros em grego também foram publicadas pelo autor.  Ele se tornou conhecido pelos estudos sobre os fanariotes (elites econômicas, políticas e intelectuais gregas que se fixaram em Constantinopla e administraram a Walachia e a Moldávia).
         O legado intelectual deixado por Marc-Philippe e por Timoleon pode ser acessado por meio digital ou adquirido em formato impresso.






Nenhum comentário:

Postar um comentário