Porto do Rio Grande em 1908

Porto do Rio Grande em 1908

sábado, 12 de janeiro de 2019

COLDPLAY


           
    O Coldplay iniciou sua trajetória musical em 1996 em Londres. O estilo musical navegou entre o rock alternativo, o hard rock e art rock. Em 2008 lançaram o álbum “Viva la Vida or Death and All His Friends” com a identidade do art rock e o experimentalismo instrumental. Neste álbum se destacou a música “Viva la Vida” que esboça um rock barroco. O título está e espanhol e foi inspirado em pintura do francês Delacroix. 
      A letra é de difícil interpretação e já gerou muitas controvérsias. Referências à cristandade, ao poder real do Rei Luís XVI e a Revolução Francesa? Paranoia do poder? Referências históricas sem precisão, mas, com imagens da conservação do status, revolução e perda de referenciais humanos no exercício da dominação? 

Atalho para o vídeo: https://youtu.be/dvgZkm1xWPE




Viva A Vida (Coldplay)
“Eu costumava dominar o mundo
Oceanos se abriam quando eu ordenava
Agora pela manhã durmo sozinho
Varro as ruas que já foram minhas

Eu costumava rolar os dados
Sentir o medo nos olhos dos meus inimigos
Ouvia enquanto a multidão cantava
Agora o velho rei está morto! Vida longa ao rei!

Em um minuto eu segurava a chave
No outro as paredes estavam fechadas contra mim
E eu descobri, que meus castelos se apoiavam
Sobre pilares de sal e pilares de areia

Eu ouço os sinos de Jerusalém tocando
Corais da cavalaria romana estão cantando
Seja meu espelho, minha espada e escudo
Meus missionários em um campo estrangeiro

Por algum motivo que não sei explicar
Desde que você se foi, nunca mais houve
Nunca houve uma palavra honesta
Isso foi quando eu dominava o mundo

Foi o vento cruel e selvagem que
Derrubou as portas para me deixar entrar
Janelas estilhaçadas e o som de tambores
O povo não podia acreditar no que eu havia me tornado

Revolucionários esperam
Pela minha cabeça numa bandeja de prata
Apenas uma marionete numa corda solitária
Oh, quem jamais desejaria ser rei?

Eu ouço os sinos de Jerusalém tocando
Corais da cavalaria romana estão cantando
Seja meu espelho, minha espada e escudo
Meus missionários em um campo estrangeiro

Por algum motivo que não sei explicar
Eu sei que São Pedro não chamará o meu nome
Nunca houve uma palavra honesta
Mas isso foi quando eu dominava o mundo

Oh, oh, ooh, oh, oh, oh
Oh, oh, ooh, oh, oh, oh
Oh, oh, ooh, oh, oh, oh
Oh, oh, ooh, oh, oh, oh
Oh, oh, ooh, oh, oh, oh

Ouço os sinos de Jerusalém tocando
Corais da cavalaria romana estão cantando
Seja meu espelho, minha espada e escudo
Meus missionários em um campo estrangeiro

Por algum motivo que não sei explicar
Eu sei que São Pedro não chamará o meu nome
Nunca houve uma palavra honesta
Mas isso foi quando eu dominava o mundo”.




Integrantes do Coldplay.

Um comentário:

  1. Música de interpretação diversas e sempre um ar de mistério para os que buscam o entendimento com o viés apenas tridimensionalista, como todas as obras derivadas de experiências do registro akáshico. Gosto muito!

    ResponderExcluir