Porto do Rio Grande em 1908

Porto do Rio Grande em 1908

quarta-feira, 16 de agosto de 2017

A COLEÇÃO RIO-GRANDENSE

O campo historiográfico em Rio Grande recebeu duas contribuições de destacada relevância nos estudos Brasil/Portugal. A Coleção Documentos (convênio Biblioteca Rio-Grandense e CLEPUL/Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa) foi lançada em 2016 e já foram publicados 10 títulos somente no ano passado.
         No próximo dia 24 de agosto, às 17h na Biblioteca Rio-Grandense, será feito o lançamento dos dez primeiros livros da Coleção Rio-Grandense um convênio entre a Cátedra Infante Dom Henrique para os Estudos Insulares Atlânticos e a Globalização e a Biblioteca Rio-Grandense. Esta enriquecedora aproximação com a historiografia portuguesa é fruto das pesquisas de Pós-Doutoramento do prof. Francisco das Neves Alves realizada na Universidade de Lisboa. Um empreendimento solitário e feito do próprio bolso, o Pós-Doutoramento no exterior, resultou em dois convênios que permitirão a publicação de dezenas de livros em meio magnético ou impresso.

Quatro capas destes livros estão sendo aqui reproduzidas. O lançamento dos livros é o fechamento do IV Seminário Internacional para pensar a pesquisa histórica: Estado Novo, evento que será realizado de 22 a 24 de agosto. O Seminário é comemorativo dos 171 anos da Biblioteca Rio-Grandense e que conta com o apoio da Secretaria de Município da Cultura/Prefeitura Municipal do Rio Grande.   






Um comentário: