Porto do Rio Grande em 1908

Porto do Rio Grande em 1908

terça-feira, 18 de julho de 2017

LONDON & BRAZILIAN BANK LIMITED


       Em 1863, o London and Brazilian Bank Limited iniciava as suas operações no Brasil. Criado em Londres em 1862, com um capital inicial de 1 milhão de libras esterlinas, realizava transações de remessas bancárias e empréstimos. Voltou-se, lucrativamente, as transferências bancárias de portugueses radicados no Brasil os quais enviavam valores para Portugal. Nesta circulação monetária entre Londres, Brasil e Portugal, também foi criado o The Brazilian and Portuguese Bank Limited (nas cidades de Lisboa e Porto).

      Conforme Eugenio Lagemann (A História do Sistema Financeiro no RS e no Uruguai dos primórdios até 1931. Porto Alegre, Segundas Jornadas de História Econômica), o Rio Grande do Sul conheceu o seu primeiro banco comercial em 1858, quando da fundação, em Porto Alegre, do Banco da Província do Rio Grande do Sul. Porém, o primeiro estabelecimento bancário a operar no Rio Grande do Sul, foi a agência do Banco Mauá, em Rio Grande, em 1851-1852. Os bancos estrangeiros se fizeram presentes poucos anos depois, a partir de 1863, igualmente em Rio Grande, através do “London & Brazilian Bank”. A partir de 1888 este banco também operou em Porto Alegre. Seus negócios ligavam-se à exportação de subprodutos da pecuária e ao financiamento de obras de infra-estrutura. Segundo Lagemann, em 1919, o National City Bank of New York abriu filiais em Porto Alegre e Rio Grande, devido à instalação de empreendimentos frigoríficos e de comercialização de subprodutos de petróleo com origem americana. Também neste ano chegou a Porto Alegre o London & River Plate Bank, que ampliou, em 1920, sua rede para Pelotas e Rio Grande. Da fusão desta instituição com o London & Brazilian Bank resultou, em 1923, o Bank of London & South America, que passou a ser o banco estrangeiro, naquele período, com maior volume de negócios no mercado gaúcho. 

      No ano de 1916, evidenciando a importância econômica do único porto marítimo do Rio Grande do Sul, o London & Brazilian Bank mantinha-se atuante na cidade. Aqui estabelecido desde 1863, estava desde o final do século XIX, estabelecido no Sobrado dos Azulejos (construído pelo comerciante Antônio Bonone Vianna entre 1862-64).
     A fotografia reproduzida do livro de Monte Domecq (O Estado do Rio Grande do Sul, 1916), mostra a sede em Rio Grande. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário